20 de jul. de 2008

A falta que me faz.

Amo livros.
Umas das coisas que fazia muito antes de ter filhos, era ler livros, e é o que mais sinto falta.
Agora quando consigo ler dois em um ano dou pulos de alegria.
Tenho companheiros fiéis.
Aqueles que quando não consigo começar nenhum livro novo, pelo medo de me frustrar e não conseguir terminar, puxo e releio. Porque senão consigo chegar ao fim, já sei como é.
Mas cada vez que releio sinto a mágica.
Amo literatura brasileira, sou fanática por Machado de Assis.
Machadão me prende, desde o primeiro exemplar seu que li, Ressurreição, até o mais famoso de todos, Dom Casmurro.
Também sou muito fã de Eça de Queiroz. Recorro sempre ao Primo Basílio que já reli quase um milhão de vezes.
Dos "estrangeiros", gosto de Mark Twain e amo Emile Brontë.
O Morro dos Ventos Uivantes, me toca fundo a alma, releio sempre desde os meus treze anos.
Encontrei com a Emile, na biblioteca Publica da minha cidade, local que freqüentei com assiduidade até meus 23 anos. Pegava o ônibus, saia do meu bairro em rumo ao "centro da cidade", caminhava alguns quarteirões e chegava ao meu lugar favorito no planeta todo.
Lembro ainda da sensação.
Ler um livro. Sentir um livro e me identificar com o livro.
Sinto falta disso.

11 comentários:

Carol Juvenil disse...

Engraçado,fiquei com os olhos um pouco marejados.Você me entende,e muito bem.

Quando fico durante muito tempo sem ler,me sinto até com falta de ar.Aqui na região,não há bibliotecas,e este é meu último ano na escola.Me dá desespero pensar que não poderei mais ir ao meu lugar favorito,para ficar com meus melhores amigos.Você escreveu que a biblioteca era seu "lugar favorito no planeta todo".É incrível,eu falo quase da mesma maneira!Só troco o "planeta" por "mundo".

Com Machado de Assis,tive problema no início,mas um pouco mais de maturidade me fez entendê-lo.Eça de Queiroz é o meu favorito,o que meus poucos anos mais ama.Tudo por causa de O Crime do Padre Amaro.Amo esse livro mais que tudo e todos!É horrível dizer isso,mas amo a maneira como Eça mostra a sujeira da sociedade.Fico encantada.O Primo Basílio também é fantástico.Sempre me lembro com imenso carinho de Jorge e sem nenhuma emoção de Luísa(era uma idiota).E o Sebastião!Que saudades do grande Sebastiarrão,protegido de sua mamãe.Pena que só pude ler esses dois,o tempo de um aluno é contado.Mas pretendo ler toda a obra do mestre!

Me empolguei!

Obrigada por fazer-me lembrar do que mais amo.Espero que você possa ter mais tempo para os nossos livros.

Beijos!
Ps:espero ver sua indicação de filme na próxima semana!

Amanda Marina ♥ disse...

Nossa, quanto nome estranho pra mim...
Mas estou bem com meus Harrys, e com outros livros bobinhos de adolescentes...
Só que o problema é que o Sr. meu pai, não pode me levar em um sebo pra comprar livros novo =´[
Queria tanto ler a serie "PODEROSA"
:/

Beijos*

Flávia disse...

Puxa!! Senti uma nostalgia dos meus tempos de solteirice, quando ainda podia fazer alguma coisa por mim, que era ter um tempo pra ler.
Afff...
Já dizia o poema: "Filhos, melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-los..."
Bjs

Tania Pimenta disse...

Sônia,
tb AMO ler!!! Detesto qdo não tenho tempo para devorar meus livros... compro muitos e às vezes não consigo dar conta deles todos!!!! kkkkkkkkk Não tenho filhos e não sei como é esta correria mas minha mãe sempre leu muito e por isso eu e minhas irmãs somos três traças... kkkk
Se quiser dá uma olhada lá no blog da minha mãe http://vivendodehistorias.blogspot.com
Ela e a Nina já estão na maior amizade virtual!!!
Beijins

Marsyah disse...

Amo ler, mas como você, pequena princesa não deixa.

Agora só leio (mau-mau) conto de fadas pra ela...

Tudo bem. Tudo pela futura escritora Lara.

Bjux e aproveite mto o passeio!

Nina disse...

mas nao tem tempinho mais, nada mais??? oohh soninha, tenta. faz um bem danado mesmo. a biblioteca tbm era "O" meu lugar, ou entao, o meu quarto. sempre lendo. minhas irmas diziam que eu era uma tonta, chata... que nao curtia a vida. imagina, aquilo é um mundo né?

outra coisa seria é: a gente tem filhos, e eles precisam de exemplo bom, entao, se vc lê, vc ajuda os filhotes a gostarem tbm. pensa nisso e leia de novo.
um beijo, ahh adoro Machado tbm.

Flávia disse...

Estou como a Marcia. Só ando lendo contos, histórias infantis e claro, livros sobre dinossauros...rs
Meu menino adora as histórias da Ruth Rocha, e claro, eu tb. Essa escritora fez parte da minha infância, estou passando essa paixão para meus meninos.

SGi/Sonia disse...

Amanda: Pode deixar que EU vou te levar num SEBO, se eu soubesse antes já teria levado.

Flavinha e Marcinha: Leio tanto histórias infantis, adoro um livro que é o "Livro das Virtudes", cada história mais linda!

Nina, sempre tenho um livro na mão, mas um livro que já li, quando tento pegar um livro novo e vejo que não vou conseguir devorá-lo logo fico frustrada... Mas os meninos adoram um livrinho, ainda mais quando eu leio e faço vozes(hehehe).

Beijins a todas!

Carla Rosso disse...

Também adoro ler, mas às vezes com os deveres acabo deixando isso para trás e sinto uma sensação de fracasso, sabe? Do tipo: Que merda, não li de novo esse mês.
Mas estou tentando mudar isso...
Que a senhorita está fazendo em Brasilia?

Pitanga Doce disse...

Olha estava lendo o último livro de uma atriz famosa mas parei no meio. O primeiro dela foi ótimo, de crônicas e tal. Juro que tentei e reeniciei por duas vezes dizendo "vai melhorar", mas não deu, não. Oh frustração!!!

beijinhos de boa tarde

Marisa Pimenta disse...

Sônia, a Tânia já disse o q eu iria dizer e a Nina tb. Filhos nunca me fizeram deixar de ler, nem marido.Tive 3filhas q são traças até hoje. Sempre arranjei e arranjo tempo p uma leitura, é só ir no meu blog e conferir, pois tem um novo livro q recomendo e foi a Tânia quem deu. O q a Nina disse é a mais pura verdade, filhos precisam ver os pais lendo p serem incentivados. Tenho um projeto (tb no blog) q chama Aprendendo a ler com prazer, lidei sempre c crianças e adolescentes incentivando e estimulando esse delicioso hábito: o ato de ler.
Portanto comece rápido e depois me conta o q leu. Se precisar é só pedir conselho, pois é com isso q mais trabalho, livros.
Vá lá no blog vivendodehistórias e seja bem-vinda ao mundo da leitura. Bjks